fbpx

Atender às necessidades de seu ente querido idoso pode ser frustrante por si só, mas fica pior quando o idoso em questão se recusa a sair da cama. Por que os idosos optam por se comportar dessa maneira às vezes? O que da? 

Os idosos podem se recusar a sair da cama por motivos comuns, como sensação de desesperança e demência. Os idosos podem precisar descansar mais no conforto de suas camas. No entanto, permanecer na cama pode indicar depressão ou outros problemas em alguns casos.

Seja qual for o motivo pelo qual o idoso não está saindo da cama, este breve artigo ajudará você a entender por que seu ente querido está agindo mal. Você também aprenderá algumas dicas sobre como motivar um adulto mais velho a se levantar, então continue lendo.

Razões pelas quais os idosos não saem da cama

Primeiro, entenda que os idosos podem não conseguir sair da cama, mesmo que estejam dispostos a se levantar e seguir com suas vidas diárias.

Normalmente, isso pode ser devido ao cansaço geral. Mas recusar-se a sair da cama é totalmente diferente, e o comportamento geralmente aponta para um problema subjacente.

A seguir, são discutidos os motivos comuns pelos quais os idosos se recusam a sair da cama.

Os Idosos Têm Problemas de Saúde Mental

A depressão é comum entre os idosos, principalmente quando vivem em isolamento social ou longe de entes queridos por muito tempo.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a depressão afeta cerca de sete milhões de americanos com 65 anos ou mais. 

A depressão é um problema de saúde mental que pode levar à falta de energia e motivação em adultos mais velhos. Também pode fazer com que os idosos se sintam desamparados e percam o interesse em socializar.

Problemas de saúde mental não são o mesmo que problemas de saúde emocional, embora as pessoas usem os termos de forma intercambiável. 

Por exemplo, um idoso que se recusa a sair da cama e ataca com raiva quando você tenta ajudar, pode estar lidando com problemas emocionais e de saúde mental. 

Demência pode desmotivar o idoso a sair da cama

Doenças como a demência (ou doença de Alzheimer) podem afetar a qualidade de vida de muitos idosos. Embora a demência afete a saúde mental , a doença é uma condição cerebral e não uma doença mental. 

Alguns dos sintomas desta condição cerebral incluem:

  • Recusa em cooperar 
  • Sentimentos de desesperança
  • Distúrbios do sono
  • confusão geral

Esses sintomas podem fazer com que o idoso se recuse a sair da cama. 

Quando você pensa sobre isso, por que alguém deveria cooperar e se levantar se não conseguiu dormir bem à noite? 

E por que eles iriam querer deixar o conforto de suas camas se sentirem confusão ou se sentirem sem esperança sobre suas condições presentes e futuras?

Os idosos estão lutando com dores físicas ou problemas de saúde 

Deitar na cama geralmente é mais confortável do que sair da cama se você tiver dores físicas ou problemas de saúde.

Se o seu ente querido idoso não sai da cama, ele pode estar sofrendo dores físicas ou tentando esconder um problema de saúde.

Cama hospitalar

A depender das dores e desconfortos, a origem deles pode ser a própria cama. Neste casos o ideal é buscar ajuda profissional e escolher o tipo de cama mais adequada para o idoso. Existem muitos tipos de cama hospitalares. Confira algumas em opções para locação:

Confira também nossas opções de aluguel de cama para idosos no Rio de Janeiro com nossa equipe.

Certos medicamentos podem deixar os idosos muito fracos e cansados

Não é incomum que certos medicamentos causem letargia ou fraqueza geral em idosos. Nesses casos, permanecer na cama seria mais atraente do que sair da cama. É provável que seu pai idoso se recuse a sair da cama porque não tem energia para isso.

Dicas de Como Motivar um Idoso a Sair da Cama

Entender por que seu ente querido prefere ficar na cama é um bom primeiro passo. No entanto, esse conhecimento não será muito bom se você não conseguir colocar seu dependente mais velho em funcionamento.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a esse respeito.

Responda ao seu ente querido idoso em vez de reagir

Você não está sozinho se já chegou perto de gritar ou importunar um ente querido idoso que se recusa a sair da cama. 

Muitos cuidadores familiares enfrentam o mesmo desafio, e isso pode aumentar a carga de cuidar. 

Reagir a um comportamento aparentemente irracional pode piorar a situação. Você pode dizer algo doloroso ou fazer algo que irá ferir um senso de auto-estima já frágil.

Uma abordagem melhor seria responder de forma inteligente a esse comportamento. 

Pense no que você quer dizer e reformule ou reformule para transmitir seu ponto de vista sem prejudicá-los.

Não presuma que você sabe o que seu pai idoso está passando

Suposições podem ser um grande erro. Mesmo que você ache que sabe por que seu ente querido se recusa a cooperar ou a sair da cama, ainda é importante conversar com ele.

Seja calmo, mas honesto ao falar com eles.  

O objetivo é entender o motivo de seu comportamento e ver a melhor forma de ajudá-los. 

Conte ao seu pai idoso sobre as atividades interessantes do dia

Ficar na cama não parecerá atraente se uma pessoa idosa souber que algo mais emocionante a espera fora do quarto.

O primeiro passo é descobrir o que eles gostam de fazer. 

Você consegue ver por que conversar com seu ente querido é mais importante do que reagir? Você só pode descobrir seus gostos e interesses se conversar com seu ente querido. 

Depois de saber do que eles gostam, não será muito difícil criar atividades interessantes em torno de seus interesses e motivá-los a sair da cama.

Considere contratar um profissional 

Às vezes, nada parece funcionar, apesar de todos os seus esforços. Essa situação não é incomum, especialmente se seu ente querido se sentir mal consigo mesmo por colocar sua vida em espera enquanto você atende às necessidades de cuidados com os idosos.

Ter uma conversa honesta com eles pode revelar tais sentimentos de culpa. 

Contratar um profissional para prestar serviços de atendimento domiciliar pode ser sua melhor aposta, se for o caso. 

Pensamentos finais

Você tem seu trabalho cortado para você se você é um cuidador de família. É ainda mais frustrante lidar com um ente querido idoso que se recusa a cooperar, apesar de suas boas intenções. 

Ter conversas calmas e honestas com um dependente mais velho é uma das melhores abordagens para entender por que ele se recusa a cooperar ou a sair da cama.

No entanto, não hesite em obter ajuda profissional se a situação estiver além do que você pode lidar.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com