Muitas famílias experimentam problemas semelhantes em relação à condição de seus entes queridos idosos. Embora todos tenham sua própria história, todos compartilhamos uma coisa em comum: o tempo. A vida se move incrivelmente rápido e, antes que você perceba, você é colocado no papel de cuidador de um pai, avô ou outro membro da família.
Por si só, cuidar provavelmente será o trabalho mais difícil que você fará. Atender às necessidades de um ente querido idoso com doença crônica pode ser ainda mais desafiador. Cuidar vem com toneladas de responsabilidades e necessidades diárias para garantir que seu ente querido seja bem cuidado, mas o que acontece se ele não sair da cama? Isso, e a incerteza que se segue, é um dos muitos obstáculos que os cuidadores familiares enfrentam. Vamos primeiro explorar as razões por trás da recusa dos idosos em sair da cama e, em seguida, apresentaremos estratégias que podem ajudar.
Razões pelas quais seu ente querido não sai da cama
Há uma diferença entre não querer sair da cama e não conseguir sair da cama. Não é incomum que os idosos tenham dificuldade em se levantar simplesmente porque estão envelhecendo e cansados. Eles carecem de energia, massa muscular e força. No entanto, outras razões além da velhice podem contribuir para que os idosos se recusem a sair da cama. Esses incluem:
- Falta de dormir
- Problemas físicos
- Doença
- Medicamentos
- Demência
- Ansiedade
- Fadiga
Considerando todas essas causas potenciais e as formas como cada uma delas interage, muitos especialistas concordam que o desinteresse dos idosos pelas atividades básicas da vida geralmente decorre da depressão. A depressão é uma doença grave prevalente entre os idosos que estão passando por mudanças repentinas em suas vidas. Se não for detectada, a depressão pode acelerar o processo de envelhecimento e ser prejudicial à saúde de seu ente querido.
Estratégias para encorajar e apoiar seu ente querido
Agora que você entende algumas das possíveis explicações de por que seu ente querido pode resistir a sair da cama, o que você pode fazer para reverter isso? Identificar seus gatilhos é apenas o primeiro passo e pode levar algum tempo e assistência médica profissional para chegar ao fundo do problema. Enquanto isso, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para encorajar e apoiar seu ente querido:
- Não assuma . Ler a mente e fazer suposições falsas sobre o que seu ente querido está passando não será útil. Em vez disso, tente falar com eles.
- Esteja lá . Apenas estar presente na vida de seu ente querido pode fazer toda a diferença.
- Faça um plano. Sem um plano, ou pelo menos uma atividade que interesse ao seu ente querido, será mais difícil motivá-lo a se mexer.
- Ofereça ajuda . Agende uma consulta para ver um médico e acompanhe. Diga ao seu ente querido que você estará ao lado dele.
- Não reaja . Não é fácil manter a calma quando você está frustrado, mas dizer ou fazer algo que magoa só vai piorar a situação.
- Reformule suas palavras . Em vez de apenas olhar para fora, tente entender os gatilhos que vêm de dentro. Alterar “o que há de errado com você?” para “você está bem?
Cama hospitalar
A depender das dores e desconfortos, a origem deles pode ser a própria cama. Neste casos o ideal é buscar ajuda profissional e escolher o tipo de cama mais adequada para o idoso. Existem muitos tipos de cama hospitalares. Confira algumas em opções para locação:
- Cama para idoso com 2 movimentos
- Cama para idoso com 3 movimentos
- Cama para idoso com 6 movimentos
- Cama para idoso manual
Confira também nossas opções de aluguel de cama para idosos no Rio de Janeiro com nossa equipe.