fbpx

Para usuários de cadeiras de rodas, perder peso e mantê-lo pode ser difícil, pois os usuários de cadeiras de rodas geralmente queimam menos calorias por meio de exercícios em comparação com pessoas sem deficiência. Como a maioria dos usuários de cadeira de rodas precisa entrar e sair de carros, camas e banheiras, o excesso de peso pode atrapalhar as atividades diárias de pessoas com deficiências físicas e até mesmo colocar a vida em risco.

Encontrar maneiras de se exercitar, se e quando possível, certamente ajuda se for uma opção, mas como nem sempre é o caso, manter uma boa dieta é de vital importância. A perda de peso é 80% de dieta e 20% de exercícios, portanto, mesmo que você não faça exercícios na cadeira, poderá perder peso se prestar atenção à sua dieta.

Seu peso corporal saudável

Lembre-se de que um peso saudável parecerá diferente para todos. Corpos saudáveis vêm em diferentes formas e tamanhos. Contanto que você esteja comendo de uma maneira que o ajude a se sentir melhor e o alimente para mover seu corpo de maneiras que você goste, tenha certeza de que seu corpo se acomodará em seu peso preferido. Em vez de ter um peso-alvo, ou mesmo seguir o índice de massa corporal (que pode ser distorcido para um usuário de cadeira de rodas), focar no seu estilo de vida ideal em vez do peso ideal pode ajudar a lidar com muitas condições de saúde física e mental ao mesmo tempo.

Saúde em todos os tamanhos (HAES)

Saúde em todos os tamanhos é uma abordagem de saúde pública que busca tirar a ênfase da perda de peso como uma meta de saúde e reduzir o estigma em relação às pessoas com sobrepeso ou obesidade. Como usuário de cadeira de rodas, você pode considerar encontrar um profissional ou um serviço comunitário de controle de peso com base em uma abordagem HAES, que terá menos a ver com quantas calorias você queima por dia ou um plano de dieta rigoroso e mais a ver com abordar o problema completo imagem da saúde.

Os princípios do HAES são:

  1. Inclusão de Peso:  Aceite e respeite a diversidade inerente de formas e tamanhos corporais e rejeite a idealização ou patologização de pesos específicos.
  2. Melhoria da saúde: Apoiar políticas de saúde que melhorem e equalizem o acesso a informações e serviços, e práticas pessoais que melhorem o bem-estar humano, incluindo atenção às necessidades individuais físicas, econômicas, sociais, espirituais, emocionais e outras.
  3. Cuidado respeitoso : reconheça nossos preconceitos e trabalhe para acabar com a discriminação de peso, estigma de peso e viés de peso. Forneça informações e serviços a partir da compreensão de que status socioeconômico, raça, gênero, orientação sexual, idade e outras identidades impactam o estigma de peso e apoiem ambientes que abordam essas desigualdades.
  4. Comer para o bem-estar:  Promover uma alimentação flexível e individualizada com base na fome, saciedade, necessidades nutricionais e prazer, em vez de qualquer plano alimentar regulado externamente com foco no controle de peso.
  5. Movimento que melhora a vida: apoie atividades físicas que permitem que pessoas de todos os tamanhos, habilidades e interesses se envolvam em movimentos agradáveis, no grau que escolherem.

Cadeira de rodas

Usuários de cadeira de rodas e perda de peso

Milhões de americanos, jovens e velhos, lutam para perder peso. A perda de peso é uma jornada pessoal que geralmente requer disciplina nas áreas de nutrição e exercícios.

Em comparação com outros adultos, as pessoas em cadeiras de rodas têm um desafio extra, pois não podem mover o corpo tanto quanto a maioria das pessoas. O movimento corporal limitado diminui as opções que uma pessoa tem em termos de exercício e também pode diminuir a motivação.

Um usuário de cadeira de rodas ainda pode perder peso com uma dieta balanceada e atingir um peso corporal saudável. Para perder peso, é preciso queimar mais calorias do que consomem. Como os usuários de cadeiras de rodas tendem a queimar menos calorias, o conselho típico é comer menos calorias, especialmente se eles não puderem realizar os exercícios necessários para queimar mais calorias.

Como pode ser mais difícil para os cadeirantes se movimentarem, é importante encontrar um exercício que acolha os cadeirantes, como aparelhos de musculação adaptados, esportes em cadeira de rodas ou máquinas de remo adaptadas para pessoas com mobilidade limitada. Este tipo de atividade ajuda as pessoas menos capazes a evitar problemas graves de saúde e ajuda-os a manter, em vez de perder músculos. Uma dieta equilibrada ajuda os usuários de cadeira de rodas a estimular as atividades de que gostam e, portanto, a manter um peso corporal saudável.

Ganho de peso em cadeira de rodas

Se você é novo no uso de cadeiras de rodas, pode estar comendo como antes, mas ganhando peso como resultado do uso de menos energia por meio da atividade física. Pode ser muito mais difícil para os usuários de cadeira de rodas perder peso – e muito fácil de ganhar.

De acordo com o CDC, os indivíduos “com limitações de mobilidade e deficiências intelectuais ou de aprendizado” têm muito mais probabilidade de estar acima do peso, com taxas de obesidade para adultos e crianças com deficiência 58% e 38% mais altas do que para seus colegas saudáveis, respectivamente.

Não ter a capacidade de usar os músculos das pernas e os músculos abdominais reduz o número de calorias necessárias para manter um peso saudável. Certos medicamentos mantêm o peso, a dor geralmente impede a atividade física e cozinhar quando prejudicado pode ser uma verdadeira luta, dificultando a manutenção de uma dieta saudável.

Uma academia com equipamento adaptável pode não estar disponível em sua comunidade, e ir até a loja para comprar comida saudável às vezes pode ser um desafio, dificultando um estilo de vida saudável em geral. 

Há um risco maior de lesões no ombro e na parte superior do corpo para aqueles com mobilidade limitada quando estão acima do peso, pois você está colocando mais pressão no corpo. Em última análise, quanto mais você for forçado a superar suas limitações físicas, menos sentirá vontade de se mover, e isso torna a perda de peso para usuários de cadeira de rodas muito mais difícil.

Há também o problema de ficar grande demais para caber na cadeira de rodas. As pessoas que usam cadeiras de rodas para locomoção podem ter que comprar uma cadeira de rodas maior/reforçada para “trabalho pesado”, que pode rapidamente se tornar cara. 

Perder peso em uma cadeira de rodas

Para usuários de cadeiras de rodas, é comum precisar de menos calorias do que as quantidades de orientação normalmente indicadas. Isso ocorre em parte porque os usuários de cadeiras de rodas tendem a não usar os grandes músculos das pernas e ter menos músculos significa menos calorias necessárias para manter um peso saudável.

Um clínico geral ou nutricionista pode trabalhar com você para estabelecer melhores hábitos alimentares , um estilo de vida mais saudável e até mesmo ajudá-lo a calcular suas necessidades diárias de calorias para uma nutrição adequada.

Você pode preferir ter o apoio de um serviço de controle de peso ou de saúde física da comunidade. Pergunte ao seu clínico geral se há um disponível perto de você.

É importante ter uma dieta balanceada porque, quando você ingere menos calorias, pode ser mais difícil obter nutrientes suficientes, especialmente vitaminas, minerais e proteínas.

A atividade física regular ajuda a manter um peso saudável e também é útil para sua saúde e bem-estar geral. A atividade física não apenas ajuda na perda de peso, mas também pode ajudar a manter doenças comuns, como infecções do trato urinário e condições crônicas, como constipação. Se o movimento pessoal for restringido pela paralisia, uma cadeira de rodas em pé pode ajudar a “exercitar você”, mudando suas posições, o que pode ajudá-lo a alongar e melhorar a circulação e a espasticidade.

Como perder peso em uma cadeira de rodas

Reduzir calorias

Os benefícios por invalidez podem cobrir consultas com um nutricionista ou consultor de controle de peso qualificado. Se o fizerem, consulte um nutricionista sobre a dieta adequada com base em sua condição.

Devido à mobilidade limitada, sua atividade física provavelmente é menor do que a de indivíduos sem deficiência. E como seu corpo está queimando menos calorias, a quantidade de energia necessária também é menor. Portanto, consumir a quantidade regular de calorias sem levar em consideração suas limitações físicas pode levar ao ganho de peso.

Se você deseja perder o excesso de peso, reduzir a ingestão calórica é a melhor maneira de fazê-lo.

Coma uma dieta saudavel

Não existe comida ruim ou comida boa. Todos os tipos de alimentos fornecem níveis variados de nutrientes para o corpo, independentemente da composição. No entanto, alguns alimentos contêm menos nutrientes e são mais densos em calorias, o que pode fazer você ganhar peso, mas demora a fazer você se sentir satisfeito (por exemplo, batatas fritas, batatas fritas, biscoitos, etc.).

A imagem de uma dieta saudável é a mesma para todos os adultos, apenas em quantidades variadas. Uma alimentação saudável consiste em:

  • Muitas frutas e legumes
  • Carboidratos complexos, como grãos integrais, ervilhas, feijões, etc.
  • Fontes de proteína, como peixe, frango, carne bovina, suína, etc.
  • Lacticínios
  • óleos saudáveis

E menos de:

  • Alimentos processados
  • Comida rápida
  • Alimentos ricos em sódio
  • Alimentos ricos em gordura e carboidratos

Moderação

É perfeitamente normal comer um pedaço de bolo de chocolate ou uma refeição rápida de vez em quando. Certifique-se de moderar sua ingestão. No entanto, se você tiver outras condições médicas que impliquem a necessidade de modificação de nutrientes, como diabetes ou hipertensão, é recomendável ficar longe de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar.

Manter a Mobilidade

Mantenha sua mobilidade e queime calorias saindo de casa e rodando onde você precisa ir se tiver mobilidade de braço. Quanto mais você fica em casa imóvel, menos calorias você queima.

Se precisar ir à loja, tente ir sozinho em vez de pedir a alguém para ir por você. Usar sua cadeira de rodas para se locomover utiliza os músculos dos braços e queima calorias.

Faça o máximo ou o mínimo possível; o importante é que você se esforce. Tente se exercitar em um programa de exercícios para cadeiras de rodas pelo menos cinco dias por semana.

Perder peso e mantê-lo é um desafio para muitos usuários de cadeiras de rodas, especialmente aqueles que passaram de totalmente capazes para, de repente, ter mobilidade limitada. No entanto, alcançar um peso saudável não é impossível para usuários de cadeira de rodas, e essas estratégias podem ajudar a tornar a jornada mais fácil.

Estar abaixo do peso

Muitas pessoas na comunidade de cadeiras de rodas também têm problemas com perda de peso indesejada. Pesquisas sugerem que algumas pessoas com deficiência têm maior probabilidade de estar abaixo do peso do que pessoas em outros grupos populacionais. Há uma série de razões para isso. Por exemplo, uma pessoa com deficiência física pode ter diminuição da massa muscular ou pode ter dificuldade para comer e engolir. 

Existem várias maneiras pelas quais uma pessoa com deficiência pode controlar seu peso com sucesso para evitar a perda de peso indesejada. Consulte o seu médico ou nutricionista para aconselhamento especializado.

Fatores contribuintes

Para pessoas com deficiência, alguns dos fatores contribuintes que podem levar à perda de peso indesejada podem incluir:

  • Uma condição médica particular que afeta o metabolismo do corpo 
  • A pessoa se tornando menos ativa e perdendo massa muscular
  • Medicamentos que podem diminuir o apetite 
  • Dificuldade para comer e engolir 
  • Hábitos alimentares que podem ser afetados por depressão, ansiedade ou frustração 
  • Dependência de familiares ou cuidadores para fornecer refeições 
  • Pouco conhecimento sobre nutrição e controle de peso.

Sugestões de dieta saudável para quem quer ganhar peso

Consulte seu nutricionista para obter conselhos sobre quantas calorias você precisa consumir por dia para obter um ganho de peso lento e saudável. As sugestões incluem:

  • Coma com mais frequência: Comer seis ou mais pequenas refeições e lanches ao longo do dia pode ser mais fácil do que comer três grandes refeições e pode ajudar a aumentar o apetite. 
  • Use alimentos favoritos: Alimentos que despertam pouco interesse tendem a ser deixados no prato. É mais provável que você coma se as refeições e lanches favoritos forem fornecidos. Certifique-se de que sua dieta tenha uma variedade de alimentos saudáveis. 
  • Escolha alimentos cheios de gordura: Calorias extras são necessárias para alcançar o ganho de peso, portanto, escolha produtos com gordura total em vez de alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura. 
  • Adicione calorias extras às refeições: Misturar queijo ralado, leite em pó, manteiga ou óleo em suas refeições favoritas adiciona calorias extras e sabor sem ter que comer uma grande quantidade de comida. 
  • Exercite regularmente. Qualquer tipo de atividade física regular, mesmo alongamento suave, pode ajudar a estimular o apetite. O exercício também pode ajudá-lo a ganhar tecido muscular.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com