fbpx

Nos últimos anos, as pessoas com deficiência foram encorajadas mais do que nunca a levar uma vida ativa. Isso não apenas porque um estilo de vida mais ativo pode melhorar e influenciar seu humor e saúde, mas também porque você se sentirá mais integrado na sociedade.

Prepare-se, a lista de atividades para pessoas com deficiência que montamos é quase tão grande quanto suas expectativas.

Atividades para todas as personalidades

Existem alguns esportes adaptados populares (tênis e basquete em cadeira de rodas, rúgbi adaptado e ciclismo manual, entre outros) que as pessoas com deficiência realmente apreciam. Você pode encontrar muitos seguidores e torneios de esportes adaptados, por isso será fácil para qualquer pessoa encontrar um companheiro para praticar.

Precisa de uma cadeira de rodas rápido? Veja vários modelos de cadeiras de rodas para alugar no Rio de Janeiro com a nossa empresa de equipamentos hospitalares.

O turismo acessível é outra excelente opção para se manter ativo. Muitas cidades estão melhorando suas infraestruturas para ter um bom impacto na vida das pessoas com deficiência. Não perca!

Em termos culturais, as alternativas são inúmeras: museus adaptados e patrimónios acessíveis, e os populares percursos terapêuticos, que se destinam a potenciar outros sentidos em pessoas com deficiências sensoriais.

Estas são as mais populares, mas existem muitas outras atividades adaptadas para pessoas com deficiência em que o grau de deficiência e a idade não são uma grande preocupação.

Aqui damos algumas ideias para você escolher a sua:

Musicoterapia: despertando suas emoções

Musicoterapia não é apenas vantajosa psicologicamente, mas também fisicamente. Esta atividade é algo que geralmente é praticado em grupo, por isso ajuda as pessoas com deficiência a aumentar sua adesão ao grupo e auto-estima.

Fisicamente, pode ser benéfico manter as funções motoras aptas por meio dos movimentos e exercícios se a atividade também incluir canto, dança, tocar instrumentos ou expressão corporal.

Videogames com mobilidade

Os videogames têm muito potencial em nível cognitivo e também podem servir como uma ferramenta de reabilitação . Existem consoles de vídeo que possuem plataformas como o Wii Balance Board que permitem a melhora da mobilidade nas articulações, equilíbrio, coordenação visual-manual, resistência física e reflexos.

Alguns jogos também permitem a participação em grupo de pessoas com diferentes deficiências , incentivando a inclusão. A “Terapia Wii” deve ser praticada em centros sócio-saúde ou similares, e sempre sob a supervisão de fisioterapeutas para o seu melhor aproveitamento.

Jardinagem: terapia sem estresse

As hortas e hortas terapêuticas são utilizadas como atividade para pessoas com deficiência física e intelectual , tanto para fins terapêuticos quanto recreativos. Os benefícios de criar ou participar ativamente no cuidado e conservação de um jardim ou loteamento estão relacionados ao vínculo afetivo que cada pessoa estabelece com as plantas e o ambiente natural. Portanto, a “jardinagem terapêutica” traz consigo uma série de benefícios físicos, emocionais e cognitivos que podem aliviar a tensão e reduzir o estresse.

Piscinas: terapia física e neurológica

A água é utilizada como ferramenta terapêutica há anos, e a prática de atividades aquáticas tem forte ligação com a melhoria da saúde. Por isso é praticado por muitas pessoas e é um dos esportes adaptados mais comuns para pessoas com deficiência física.

Hidroginástica, natação, alongamento passivo e hidroterapia são alguns dos exemplos de atividades que melhoram significativamente a capacidade funcional, psicomotora  e condição física dos participantes .

Estas atividades são especialmente úteis na reabilitação ou tratamento de patologias de origem neurológica, como lesões da medula espinhal, traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas do sistema neurológico, atrofias da coluna vertebral ou espinha bífida.

Levando uma vida ativa

As atividades para pessoas com deficiência são importantes por muitas razões, mas aqui discutiremos duas. A primeira é que são bons a nível físico e psicológico ; o segundo é que muitos deles são pensados ​​para serem realizados em grupo, tanto com pessoas com deficiência como com outras que não o são, pelo que servem como a espinha dorsal das relações sociais, permitindo conhecer pessoas e deslocar-se tanto física como socialmente fora do seu convívio habitual meio Ambiente.

Por outro lado, você deve ter em mente que atividades físico-recreativas e exercícios físicos podem ajudar a queimar calorias e manter o tônus ​​muscular . Isso significa, nesse sentido, que qualquer atividade, mesmo de baixa intensidade, é positiva e ajuda a acelerar o metabolismo.

Outros benefícios que você pode notar em sua saúde se levar uma vida ativa são a melhora da circulação sanguínea e a facilidade de dormir. No nível psicológico, a atividade aumentará sua capacidade de concentração e reduzirá o estresse .

Você acha que não consegue fazer algumas dessas atividades? Você está preocupado que eles não estejam adaptados às suas necessidades? Você não tem certeza de quais são os melhores para você? Não tenha medo: praticamente qualquer atividade é adaptada , basta saber como e onde fazer.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com