Segundo o IBGE, o Brasil conta com 17 milhões de pessoas com deficiência na sua população. Destas, 8,8 milhões têm algum tipo de deficiência nos membros inferiores. Estes são dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. Nos EUA, por exemplo, 7% dos americanos com 65 anos ou mais precisam de ajuda com cuidados pessoais.
À medida que a população envelhece, esse número tende a aumentar. Permanecer independente é importante para muitas pessoas. Eles podem não ter família por perto para ajudar e podem não ter condições de pagar uma vida assistida. Um dos fatores mais importantes para ser independente é a capacidade de se locomover sem ajuda.
Um andador pode fazer uma grande diferença. Vejamos alguns sinais de que você deve considerar o uso de um andador.
A Medfort trabalha com aluguel de equipamentos ortopédicos no Rio de Janeiro. É uma empresa confiável com mais de 15 anos de atuação no estado do RJ e atende toda região, especialmente a metropolitana.
Confira as opções de andador de empurrar para idosos para alugar no Rio de Janeiro com nossa empresa! Fale com nossa equipe para uma cotação e conte com o apoio da nossa equipe.
- Andador de empurrar idoso com 3 rodas
- Andador de empurrar idoso com 4 rodas
- Andador de empurrar com apoio para joelho
Você não pode confiar em suas pernas para ficar de pé
Se você não pode contar com uma ou ambas as pernas para ficar de pé, um andador pode fornecer a estabilidade extra de que você precisa. Isso pode ser devido à recuperação dos ossos de uma fratura, feridas nos pés ou na parte inferior das pernas, artrite ou cirurgia, como substituição do quadril ou joelho.
Ficar instável nos pés pode causar estresse e fazer com que você evite fazer certas coisas por medo de cair. Um andador permite que seus braços forneçam suporte extra, permitindo que você faça essas atividades com confiança.
Você se cansa rápido
Se você se cansa facilmente, um andador pode ajudar de várias maneiras. Se você não precisa se apoiar no andador para se equilibrar, um andador de quatro rodas ajudará a apoiá-lo, mas também lhe dará um lugar para sentar e descansar se estiver sem fôlego.
Isso pode ser útil se você sofre de problemas respiratórios como asma ou DPOC, perda de condicionamento físico após uma longa doença ou perda de energia relacionada à idade.
Existem vários tipos de andadores, e nem todos têm assento, então isso dependerá de quais outras condições o andador está ajudando você a administrar. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a escolher o tipo certo para suas necessidades.
Você sofre de falta de equilíbrio
Suas pernas podem ser fortes o suficiente para apoiá-lo, mas se você sofrer de tontura, ainda poderá correr o risco de cair. Um andador pode fornecer o suporte extra de que você precisa para ajudar a manter o equilíbrio enquanto está de pé e andando.
Problemas de equilíbrio
- Condições neurológicas como um acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla
- Pressão sanguínea baixa
- Tontura
Se você não for capaz de compensar as mudanças de equilíbrio com rapidez suficiente, poderá sofrer uma queda. Um andador dá a você algo para se segurar, para que suas pernas não façam todo o trabalho.
Você não consegue ser independente
A maioria das pessoas quer permanecer independente à medida que envelhece. Eles não querem ter que depender de amigos ou familiares para cuidar deles, tanto porque parece uma imposição quanto porque é difícil admitir que você não pode fazer tudo sozinho.
Se você mora sozinho, um andador pode ajudá-lo a ter mais confiança ao se locomover, mas também pode ser uma grande ajuda se você for o cuidador principal de outra pessoa. Freqüentemente, um dos cônjuges está cuidando do outro e um andarilho permite que continuem a fazê-lo sem o mínimo de ajuda externa.
Dependendo da condição que o levou a considerar um andador, você ainda poderá dirigir e participar de outras atividades fora de casa. Um andador pode lhe dar a confiança necessária para continuar fazendo essas coisas. Participar de mais atividades e ter bastante contato social pode ajudar sua saúde geral, de modo que pode haver um efeito indireto que vai além da mobilidade adicional que um andador oferece.
Você já caiu algumas vezes
Se você já caiu no passado, pode ser um sinal de que você deve considerar um andador. Principalmente se você caiu mais de uma vez. Mesmo que você não tenha quebrado nenhum osso ou causado nenhum outro dano sério na queda, isso pode ter um efeito psicológico.
Isso pode levar você a evitar certas atividades por medo de cair novamente, adicionando estresse à sua vida e fazendo com que você perca coisas importantes.
E se você quebrou um osso em uma queda anterior, é bem provável que a articulação fique mais fraca após a cicatrização. Isso pode piorar ainda mais os problemas de equilíbrio e suporte, mas é mais provável que esse osso seja ferido se você cair novamente. Não é incomum ver pessoas de volta ao hospital com a mesma lesão, pouco tempo depois de terem se curado da anterior. Um andador pode ajudá-lo a evitar essas visitas de “porta giratória” ao médico ou hospital.
Você evita tarefas e outras atividades
Você pode não ter caído no passado, mas se você se sentir instável, isso pode levar a evitar atividades como cozinhar, tarefas domésticas e limpeza. Se você está procrastinando essas coisas até não conseguir ignorá-las ou, pior, ignorá-las de qualquer maneira, pode ser uma falta de confiança em se locomover.
Um andador pode aumentar sua confiança e alguns tipos, como um modelo de quatro rodas, têm um assento que você pode usar como uma espécie de espaço de trabalho. Você pode mover pratos, comida, roupas ou qualquer outra coisa pela casa sem ter que carregá-los.
Uma bengala não fornece suporte suficiente
Muitas pessoas evitam os andadores porque sentem que os fazem parecer “velhos”, preferindo se locomover com uma bengala ou bengala. Se fornecer suporte suficiente, não há nada de errado com essa escolha, mas você pode chegar a um ponto em que uma bengala ainda não parece suficiente para mantê-lo estável.
Uma bengala funciona como uma terceira perna de certa forma, dando a você um único ponto extra de apoio. Um andador fornecerá três ou quatro pontos extras de apoio, dependendo do estilo, então fará muito mais do que uma bengala para ajudar a estabilizá-lo em seus pés.