Uma cama hospitalar com cinco funções tem cinco ajustes. Eles são tipicamente ajustes de cabeça (ou costas), pé, altura, Trendelenburg e Trendelenburg reverso.
Camas de consumo padrão são plataformas fixas, paralelas ao chão e travadas em uma certa altura. As camas ajustáveis, por outro lado, apresentam mecanismos que permitem aos ocupantes e cuidadores modificar a forma, a altura e até mesmo o ângulo da superfície da cama.
Os fabricantes e varejistas de camas ajustáveis categorizam as camas hospitalares domésticas de acordo com o número e o tipo de ajustes. Discutimos em um artigo anterior como as camas são categorizadas de acordo com a forma como seus ajustes são acionados: manual, semi-elétrico e totalmente elétrico.
Neste artigo, veremos outra maneira pela qual você costuma ver as camas anunciadas.
Uma cama hospitalar básica pode ser ajustada apenas em um local, geralmente na cabeceira, para que o ocupante possa sentar-se confortavelmente na cama. À medida que as camas se tornam mais sofisticadas, aumenta o número e a flexibilidade dos ajustes, culminando na cama de cinco funções com ajustes elétricos. Cada ajuste tem um propósito, contribuindo para o conforto, segurança e tratamento do paciente.
Qualidade
A depender das dores e desconfortos, a origem deles pode ser a própria cama. Neste casos o ideal é buscar ajuda profissional e escolher o tipo de cama mais adequada para o idoso. Existem muitos tipos de cama hospitalares. Confira algumas em opções para locação:
- Cama para idoso motorizada com 2 movimentos
- Cama para idoso motorizada com 3 movimentos
- Cama para idoso motorizada com 6 movimentos
- Cama para idoso manual com 2 movimentos
Explicação dos ajustes da cama hospitalar
Por que uma cama precisa de cinco funções? Uma cama de hospital em casa é um equipamento médico. Quanto mais flexível for a forma e a posição da superfície da cama, melhor será para tratar uma ampla gama de condições e melhorar a qualidade de vida de um paciente que pode passar muitas horas por dia na cama.
Ajuste da cabeça
O ajuste de cabeça ou encosto na cama hospitalar domiciliar controla a área superior da cama. Ele levanta e abaixa a parte superior do corpo. Sua amplitude de movimento é plana a quase vertical.
Sentar-se na cama é a aplicação óbvia para o ajuste da cabeça, mas muitas condições se beneficiam de uma posição elevada para dormir e descansar. Indivíduos com problemas respiratórios, como a DPOC, geralmente são aconselhados a dormir em uma posição semi-reclinada para reduzir o estresse nos pulmões.
Ajuste do Pé
A função de ajuste do pé ou elevação da perna levanta e abaixa as pernas. O ajuste dos pés inclui uma quebra ou articulação do joelho, que permite que os joelhos sejam elevados acima dos pés – junto com o ajuste da cabeça, isso permite que a cama assuma a forma de uma cadeira.
O ajuste do pé é particularmente importante para pacientes com problemas cardíacos e circulatórios, que muitas vezes são aconselhados a descansar com as pernas levantadas para evitar acúmulo de sangue e inchaço nos membros inferiores.
Ajuste de altura
O ajuste de altura – geralmente chamado de ajuste hi-low – controla a altura da cama em relação ao chão. O ajuste de altura é um dos recursos de segurança e conveniência mais importantes de uma cama hospitalar.
- Permite que a cama seja ajustada a uma altura ergonômica quando um cuidador ou profissional médico estiver tratando o paciente.
- É perigoso para pacientes com limitações de mobilidade e força subir ou descer de uma cama muito alta ou baixa. O ajuste de altura permite que a cama seja reposicionada na distância perfeita do chão para uma transferência de baixo esforço para o chão ou cama.
- Quando usuários de cadeira de rodas se transferem de ou para a cadeira de rodas, a cama deve estar na mesma altura da cadeira de rodas.
Ajustes de Trendelenburg
O ajuste Trendelenburg inclina a superfície da cama, abaixando a cabeça e levantando as pernas enquanto a superfície da cama permanece plana.
O ajuste é nomeado para a Posição de Trendelenburg, na qual o paciente é deitado de costas em uma inclinação de 15 a 30 graus. Os profissionais médicos usam a Posição de Trendelenburg em muitos cenários, principalmente durante algumas cirurgias e para pacientes com problemas respiratórios ou circulatórios.
O Trendelenburg reverso inclina a cama na direção oposta, elevando a cabeça e abaixando os pés.
Posição da Cadeira Cardíaca
A posição da cadeira cardíaca, que você encontrará frequentemente mencionada ao lado das especificações da cama do hospital doméstico, é uma posição que eleva a cabeça e os joelhos, fornecendo suporte para as costas, braços e pernas. Dá alívio aos pulmões e à circulação, e os pacientes com problemas cardíacos costumam usá-lo.
Para alcançar a posição de cadeira cardíaca, uma cama deve ter ajustes de cabeça, perna, articulação do joelho e inclinação.