Então, como saber se é hora de começar a usar uma bengala? E quais são os benefícios de usar uma bengala?
Todo corpo é diferente – e as circunstâncias variam muito de pessoa para pessoa. Mas, saiba disso, se você está fazendo a pergunta ou lendo este artigo, já sabe a resposta.
As bengalas são dispositivos auxiliares maravilhosos. Eles podem ser discretos ou ousados, elegantes ou ousados. Eles são fortalecedores e aumentam a confiança.
Se você já começou a questionar sua estabilidade e sua confiança começou a mudar, não espere mais. Como pessoas, precisamos de apoio! As circunstâncias mudam o tempo todo – por isso investimos em sistemas de apoio, ANTES de precisarmos deles – para garantir que eles estejam lá quando precisamos deles. O mesmo se aplica. Você prefere ter um e não precisar – do que precisar e não ter.
Aluguel
A Medfort atua no Rio de Janeiro com uma grande variedade de equipamentos ortopédicos para locação. Entre em contato com nossa equipe para saber como funciona a locação de equipamentos hospitalares.
Alugar equipamentos ortopédicos normalmente é uma vantagem, pois permite um custo menor, usar um equipamento de alta qualidade rapidamente, ter apoio e assistência técnica da empresa de locação.
Dito isto, há uma série de indicadores principais a serem observados:
9 sinais de que é hora de usar a bengala
Dor
nas articulações Se você sentir dor nas articulações ou nos membros sempre que caminhar, é hora de considerar uma bengala. Uma bengala ajudará a aliviar essa dor. Andar com uma bengala reduz a inflamação, minimizando a pressão nas articulações. Observe, no entanto, que em alguns casos uma bengala pode não ser suficiente, portanto, sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer decisão.
Dor nas costas
Se sentir dor nas costas durante ou depois de caminhar, uma bengala ajudará a aliviar o desconforto – mas, novamente, consulte primeiro o seu médico. A dor nas costas pode ser sintoma de algo mais sério.
Lesão
Se você sofreu uma queda e quebrou ou torceu o tornozelo ou os joelhos – uma bengala ajudará a aliviar a pressão das pernas durante a caminhada, permitindo assim que a lesão cicatrize mais rapidamente.
Arrastando os pés
Você está arrastando os pés? Se você notou uma mudança em seu passo e começou a arrastar os pés, em vez de levantá-los, é hora de usar uma bengala. O embaralhamento é perigoso e pode levar a tropeços, desequilíbrio muscular e diminuição da mobilidade desse membro devido ao uso indevido.
Segurando móveis
Você já se percebeu segurando os móveis para se equilibrar? Se o seu instinto ao caminhar é buscar algo para se agarrar, seja uma pessoa ou um objeto (como móveis), uma bengala será útil e lhe dará mais liberdade e independência.
Cansaço
Se você sentir falta de ar e cansaço depois de caminhar, é hora de considerar uma bengala. As bengalas fornecem suporte, tornando a caminhada menos cansativa e o corpo mais eficiente.
Envelhecimento
A triste verdade é que nossos corpos se cansam e enfraquecem com a idade. Nossos ossos se tornam mais porosos e frágeis e nossas articulações um pouco mais rangentes. Uma bengala fornece suporte, alivia a pressão e aumenta a estabilidade – tornando a caminhada um pouco mais confortável.
Medo de cair
Ninguém deve viver com medo. Se o medo de cair começou a dominar seus pensamentos e restringir sua liberdade, é hora de considerar uma bengala. Com uma bengala, seu equilíbrio e estabilidade serão imensamente melhorados e seus medos serão mitigados por seu suporte.
Terreno irregular, escadas e outros obstáculos
Mesmo que a estabilidade não seja um problema, uma bengala ainda pode ser um investimento valioso – mesmo que não seja por outro motivo, mas por tranquilidade. Principalmente se você andar muitas escadas ou em terreno irregular.
Esses obstáculos são perigosos para qualquer pessoa em qualquer idade, mas mais ainda com a idade. Uma bengala simplesmente fornece aquele pequeno suporte extra e estabilidade quando necessário.
Benefícios de usar uma bengala
Bengalas elegantes e leves são uma consideração digna para qualquer pessoa que queira permanecer móvel e independente, independentemente da idade.
Os principais benefícios da bengala são:
Ajuda a reduzir
Embora a dor seja como resultado de uma lesão ou do processo normal de envelhecimento, se você sentir dor ao caminhar, uma bengala ajudará. Quando usada corretamente, uma bengala pode diminuir a pressão na perna lesionada em 25%. As bengalas são projetadas para suportar seu peso corporal em uma perna afetada (seja para uso parcial ou permanente. Melhorando sua postura, fortalecendo suas articulações e acelerando seu tempo de recuperação.
Ajuda no equilíbrio e na estabilidade
A bengala não existe para caminhar para você, ela serve para apoiar SEUS passos. As preocupações com a estabilidade são um dreno mental e físico. Mas esse pequeno suporte adicional faz toda a diferença. Uma base segura deixa a mente e o corpo à vontade. E aumenta a confiança.
Nota: problemas de equilíbrio podem estar relacionados ao ouvido interno e devem ser tratados pelo seu médico.
Resistência
Se caminhar deixa você sem fôlego, exausto anormalmente, ou faz seu coração disparar – seu corpo está sob tensão e pedindo ajuda. Um auxiliar de marcha é a resposta – tornando a caminhada menos cansativa e o corpo mais eficiente.
Independência
Uma bengala não apenas aumentará sua estabilidade e eficiência de movimento, mas, mais importante, ajudará você a recuperar sua confiança. Em suma, é um acessório estiloso de independência. E é a escolha inteligente!
Tipos de bengalas
Com tantas bengalas no mercado, pode ser confuso decifrar para que serve cada uma. Abaixo listamos e descrevemos alguns tipos comuns de bengalas. Tenha em mente que alguns deles podem ser combinados. Por exemplo, muitas bengalas quádruplas têm uma pegada funcional e são dobráveis.
Alguns tipos comuns de cana são:
Bengala quatro pinos (quad)

Características: Ao invés de uma única ponta, esta possui quatro apoios na parte inferior, formando uma base retangular de tamanhos variados. Ele normalmente vem com uma alça de deslocamento e é adequado para aqueles que exigem muito suporte. Pode suportar mais peso do que uma bengala de ponta única e reduz as chances de escorregar. Ele pode ficar sozinho em vez de ter que ser encostado em algo quando não estiver em uso.
Prós:
- Quatro suportes fornecem mais estabilidade;
- Fica de forma independente;
- Muitas vezes tem altura ajustável
Contras:
- Pode ser mais pesado e difícil de manobrar do que uma bengala de ponta única;
- Normalmente não pode dobrar para armazenamento
Bengala “C” ou com curva
Características: Este é um dos tipos mais básicos de bengala. É uma bengala reta de ponta única com cabo curvo (em forma de C). Ajuda a equilibrar simplesmente aumentando sua base de apoio. As pessoas que usam essas bengalas precisam de apenas uma pequena ajuda para equilibrar ou manter o peso de uma perna.
Prós:
- Fornece algum suporte;
- Amplamente disponível
Contras:
- Não é adequado para pessoas que requerem mais do que suporte leve;
- Não fica em pé sozinha
Bengala Pega Funcional

Características: Este é o tipo de bengala que provavelmente vem à mente da maioria das pessoas. É uma bengala reta de ponta única com cabo reto (perpendicular ao eixo principal). A alça reta permite melhor aderência e controle do que uma curva. Este tipo de bengala é ideal para pessoas que precisam de um pouco mais de ajuda no equilíbrio.
Prós:
- Fácil de segurar;
- Fornece mais suporte do que uma bengala “C”;
- Amplamente disponível;
- Muitas vezes dobrável para fácil armazenamento;
- Muitas vezes têm altura ajustável
Contras:
- A maioria não fica sozinha;
- Não é tão favorável quanto uma bengala quádrupla
Bengala com Alça Deslocada

Características: O design desta bengala garante que o peso do usuário seja centralizado de forma que ele se apoie principalmente na parte mais forte da bengala. A melhor distribuição de peso resulta em mais estabilidade. É indicado para quem precisa colocar peso parcial na bengala.
Prós:
- Melhor distribuição de peso;
- Fornece mais suporte do que uma bengala de aderência funcional padrão
Contras:
- Ainda não oferece tanto suporte quanto uma bengala quádrupla;
- A maioria não fica sozinha
Andador
Características: Como o nome sugere, este tipo de equipamento ortopédico é mais próximo de um andador do que os outros. Tem uma base ainda maior do que uma bengala quádrupla e é frequentemente usada por quem está em transição. Como pode ser visto acima, há vários tipos de andadores. Desde os “simples” apenas com 3 ou 4 pinos, até os com diferentes tipos de rodinhas e apoios.
Prós:
- Fornece o maior suporte e segurança
Contras:
- Mais pesado;
- Difícil de usar em escadas
Bengala Dobrável

Características: Uma bengala dobrável é uma bengala normal – geralmente uma bengala funcional – que pode ser dobrada. Quando dobrado, pode ser transportado por uma alça de pulso ou colocado em uma bolsa.
Prós:
- Leve;
- Ideal para viagens;
- Normalmente têm altura ajustável
Contras:
- Pode não ser tão resistente quanto outras bengalas
Como escolher
Nunca é cedo demais para escolher uma bengala. Em uma nota séria, todos os anos, mais de 3 milhões de idosos são tratados por quedas e lesões relacionadas a quedas. 75% das quedas relatadas não estavam usando uma bengala. Não seja um deles. Ouça o seu corpo e seja honesto consigo mesmo.
90% das quedas são evitáveis. Portanto, tome uma decisão sábia, informada e ponderada hoje, que pode manter e proteger sua saúde, sua qualidade de vida e sua independência amanhã. Não há aposta mais segura do que uma bengala para mantê-lo estável em ambos os pés.