Quer necessite de assistência temporária ou permanente, o auxiliar de marcha adequado irá ajudá-lo a recuperar de uma lesão ou a manter a mobilidade independente. Não tem certeza de qual você precisa? Leia abaixo para saber mais.
Muletas
As muletas são uma ferramenta útil quando você precisa manter o peso completamente fora de uma extremidade inferior, como pé, tornozelo, joelho ou quadril, após uma cirurgia ou durante a recuperação de uma lesão como um osso quebrado.
Equilíbrio, alguma força no braço e duas mãos são necessários para andar com segurança com muletas. Se você não tem certeza se precisa de muletas ou de um auxiliar parcial de sustentação de peso, como uma bengala ou andador, procure orientação médica.
Locação
Muletas são um dos equipamentos ortopédicos que são mais alugados, pois muitas pessoas acabam tendo a necessidade logo após um evento inesperado como na recuperação de um acidente ou cirurgia.
Se você quer saber onde alugar muleta no Rio de Janeiro, conheça as opções oferecidas pela Medforta no RJ.
Colocando muletas corretamente
Para qualquer auxiliar de caminhada, o ajuste adequado reduz o risco de quedas ou dor adicional. Para obter o ajuste certo:
- Fique em pé com os sapatos calçados.
- Colocar as muletas sob os braços permite que os braços relaxem e caiam naturalmente.
- Apontar para um espaço de até duas polegadas entre sua axila e a parte superior da muleta.
- As alças devem alcançar a dobra do pulso, permitindo uma leve flexão do cotovelo.
Andar com muletas
Depois de encaixar as muletas, segure as alças e mova as duas muletas para frente ao mesmo tempo. Coloque seu peso nas alças enquanto balança a perna “boa” para a frente, aterrissando entre as muletas. Um passo mais curto pode melhorar seu equilíbrio, portanto, evite estender as muletas além do que você pode alcançar confortavelmente.
Sentar, ficar em pé e subir escadas
Ao subir degraus, use as duas muletas e agarre-se ao corrimão para apoio extra, se necessário. No entanto, ao descer as escadas com muletas, é mais seguro apoiar-se em uma muleta e no corrimão enquanto alguém segura a outra muleta e caminha ao seu lado. Dê a si mesmo bastante tempo, mova-se devagar e com cuidado e evite multidões nas escadas, se possível.
Ao sentar ou ficar em pé, segure as duas muletas em uma mão e coloque a outra mão em uma cadeira para manter o equilíbrio. Não tenha medo de pedir ajuda a alguém se precisar!
Não precisa de muletas? Experimente uma bengala ou andador
Se a sua lesão permitir movimentos parciais de sustentação de peso, bengalas ou andadores são uma excelente alternativa às muletas. Eles evitarão a necessidade de se apoiar totalmente na parte superior do corpo para obter suporte.
Como faço para andar com uma bengala corretamente?
Uma bengala muito alta pode interferir no equilíbrio e aumentar o risco de queda, enquanto uma bengala muito baixa pode fazer com que você se curve e machuque as costas. Em pé, com o braço pendurado naturalmente, o punho da bengala deve encontrar a dobra do pulso.
Seu braço deve ter uma leve flexão, o que melhora a estabilidade enquanto você caminha.
Veja onde alugar bengala no Rio de Janeiro conhecendo os equipamentos ortopédicos da Medfort.
Saindo com segurança
Uma vez que sua bengala esteja ajustada, siga estas etapas para começar a caminhar confortavelmente:
- Segure a bengala com a mão do lado oposto da parte do corpo lesionada.
- Dê um passo à frente com a perna fraca, movendo a bengala para frente ao mesmo tempo.
- Coloque a bengala paralelamente ao pé do lado lesionado.
- Apoie parte do peso na perna lesionada e coloque o peso restante na bengala enquanto dá um passo à frente com a perna “boa”.
Devo usar uma bengala para aliviar a dor no quadril?
Uma bengala pode ser uma ótima ferramenta para dor no quadril, tirando um pouco da pressão do quadril afetado. Não há diferença em caminhar ao usar uma bengala para dor no quadril, apenas certifique-se de um bom ajuste para sua altura e mova-se lentamente até que seu corpo se ajuste ao novo auxiliar de caminhada.
Quando devo usar um andador?
Se a sua lesão permite movimentos parciais de sustentação de peso, mas você precisa de suporte extra para manter o equilíbrio, um andador é outra ótima opção. Um andador é o auxiliar de caminhada mais favorável, mas pode ser volumoso e não pode ser usado em escadas.
Conheça vários modelos de andadores para locação no Rio de Janeiro com a Medffort. Uma variedade de andadores está disponível, incluindo dobráveis, andadores com assentos e com rodas. Um andador leve com quatro “pés” de borracha é uma boa opção se a estabilidade e o equilíbrio forem preocupações sérias.