As bengalas são um dos produtos de mobilidade mais acessíveis e amplamente utilizados disponíveis. São excelentes opções para pessoas que lidam com lesões, condições crônicas que afetam sua caminhada e para idosos. Se você se encontrar em uma situação em que precisa de uma bengala, pode ficar tentado a ir à farmácia e comprar algo barato. Mas a bengala errada (ou de baixa qualidade) pode prejudicar ainda mais sua mobilidade em vez de ajudá-la.
Então, como você escolhe entre a grande variedade de bengalas do mercado e garante que está adquirindo aquela que melhor se adapta às suas necessidades? É melhor comprar ou fazer a locação de bengala?
Não se preocupe, preparamos um guia para escolher e usar o caminho certo!
Diferentes tipos de bengalas
Em primeiro lugar, você precisará entender os diferentes tipos de bengalas disponíveis para escolher o certo. Estes são os quatro designs principais que você encontrará:
C Bengala
A bengala C é uma bengala reta de ponta única com cabo em forma de C. Este é o modelo mais básico. É a escolha ideal se você precisar apenas de uma pequena ajuda para se equilibrar ou para manter o peso em uma perna.
Bengala Pega Funcional
Como uma bengala C, uma bengala funcional é reta com uma única ponta. A diferença está no cabo, que é reto ao invés de curvo. Esta alça oferece uma aderência melhor e mais natural, bem como mais controle e suporte do que você obterá com uma bengala C. É um bom ajuste para quem precisa de suporte moderado para melhorar o equilíbrio e distribuir o peso.
Bengala Deslocada
A bengala de deslocamento é essencialmente a mesma que uma bengala de aderência funcional, exceto que o cabo se curva para trás no topo e depois se endireita. Essa forma ajuda a centralizar seu peso na parte mais forte da bengala para maior estabilidade. Sua mão repousa sobre a empunhadura reta, assim como na bengala de empunhadura funcional.
Quad Cane
Como o nome indica, uma bengala quádrupla tem quatro pontas de suporte na parte inferior para criar uma base retangular. Este modelo oferece a maior estabilidade, suporte e equilíbrio de todos os tipos primários de bengalas.
Dimensionando sua bengala
Depois de saber que tipo de bengala você precisa, você deve encontrar o tamanho certo para sua altura para garantir que você obtenha o máximo de equilíbrio e suporte. Se sua bengala for muito longa, será mais difícil pegá-la e movê-la enquanto você caminha. Se for muito curto, você acabará se inclinando mais para esse lado e piorando ainda mais o seu equilíbrio.
Para determinar o comprimento adequado da bengala para sua altura, fique em pé com os braços ao lado do corpo enquanto calça os sapatos. Segure a bengala com a mão do lado oposto da lesão, ou seja, se a perna esquerda estiver lesionada, segure a bengala com a mão direita.
A parte superior da bengala deve chegar à dobra do pulso, deixando o cotovelo dobrado em 15 a 20 graus. É uma boa ideia consultar seu médico ou fisioterapeuta para ajudá-lo a medir o tamanho de bengala que você precisa.
Algumas dicas para usar sua bengala
- Dica nº 1: Em superfícies planas, mova a bengala simultaneamente com o lado lesionado. Deixe a bengala no lugar enquanto traz o lado ileso para a frente.
- Dica nº 2: para subir, suba primeiro com a perna mais forte enquanto segura o corrimão. Em seguida, levante o lado lesionado e a bengala ao mesmo tempo.
- Dica nº 3: para descer, coloque primeiro a bengala no degrau inferior. Em seguida, abaixe a perna machucada. Finalmente, abaixe sua perna forte, que deve suportar o peso do seu corpo.
- Dica # 4: Não se esqueça de inspecionar regularmente a(s) ponta(s) de sua bengala quanto a desgaste. Se alguma ponta parecer gasta, substitua-a imediatamente para que sua tração não seja afetada e você não corra o risco de cair.
Se você está procurando uma bengala acessível com qualidade em que pode confiar, a Medfort tem o que você precisa. Oferecemos uma seleção de bengalas em vários estilos, cadeiras de rodas, camas e outros produtos de mobilidade para ajudar a mantê-lo em movimento e independente.