Andadores, bengalas e outros dispositivos auxiliares podem ajudar os idosos a manter sua independência e chegar com segurança do ponto A ao ponto B. Se usados incorretamente, no entanto, esses dispositivos podem causar mais quedas do que evitar. Aqui está uma visão mais detalhada dos dispositivos de assistência e como você pode usá-los adequadamente para se manter seguro.
Trabalhamos desde 1998 com equipamentos ortopédicos e hospitalares, com locação no Rio de Janeiro. Se você busca alugar andador ou alugar bengala no Rio de Janeiro, fale conosco.
Bengalas
As bengalas são os dispositivos de assistência mais comuns. Muitos idosos acham que as bengalas de alumínio e madeira são adequadas para suas necessidades; no entanto, as bengalas de alumínio têm a vantagem distinta de serem ajustáveis. As bengalas quádruplas, que possuem quatro pernas em vez da perna única padrão, são ideais para quem precisa de assistência adicional para risco de queda. Todas as bengalas devem ser equipadas com pontas de borracha para garantir o equilíbrio e evitar escorregões.
Qualquer bengala que você escolher deve suportar pelo menos 25% do seu peso corporal. Para reduzir o risco de queda, também deve levar em consideração sua altura. A melhor maneira de medir a bengala do tamanho certo é pedir a um fisioterapeuta para ajustá-la para você; no entanto, é possível determinar um tamanho de bengala apropriado. Para começar, fique em pé, deixando os braços pendurados livremente ao lado do corpo – a distância do pulso ao chão é a altura que a bengala deve ter. Quando você segura a bengala pelo cabo, deve haver uma curvatura de 20 graus no cotovelo.
Como usar uma bengala
Depois de escolher uma bengala, pratique andar com ela. Primeiro, coloque-o na mão oposta à perna mais fraca. Dê um passo com essa perna, combinando o movimento com a bengala do outro lado. Mude seu peso entre a bengala e a perna mais fraca e mova a perna boa para a frente. Se você precisar subir escadas, coloque primeiro a perna boa para a frente, seguida da outra perna e da bengala. Faça exatamente o oposto ao descer as escadas, com a perna fraca e a bengala dando o primeiro passo.
Andadores
Existem muitas opções disponíveis para quem precisa de caminhantes. Alguns andadores têm quatro pontas de borracha; outros têm rodas, seja na frente ou na frente e atrás. Projetado para ser usado com uma mão, os andadores hemi mais leves e menores são especialmente úteis para vítimas de derrame.
Um andador bem ajustado é a chave para evitar quedas e reduzir a fadiga. Assim como as bengalas, você pode dimensionar os andadores relaxando os ombros e colocando as mãos nas alças – deve haver uma curva de 15 graus nos cotovelos. Quando você deixa cair as mãos para os lados, seus pulsos devem estar alinhados com a parte superior das alças.
Como usar um andador
Ao usar um andador, mantenha as costas retas e mova-o apenas um passo à frente, pois colocar o andador muito à sua frente pode causar uma queda. Segurando o aparelho firmemente no lugar, dê um passo em direção a ele, tomando cuidado para não se aproximar demais do guidão. Certifique-se de dar passos cuidadosos e deliberados e nunca use o andador ao subir ou descer escadas.
Aprender a usar um dispositivo auxiliar pode ser frustrante no começo, mas, como tudo, a prática leva à perfeição. Depois de encontrar o dispositivo que melhor se adapta às suas necessidades, não se apresse e aprenda a usá-lo. Ao fazer isso, você preservará sua independência e se sentirá mais confiante em sua vida diária.
Os dispositivos de mobilidade ajudam os idosos ou pessoas com problemas de mobilidade a deslocar-se com maior segurança e confiança, permitindo-lhes viver com dignidade. Existem muitos tipos diferentes de auxiliares de mobilidade no mercado, como andadores, andadores, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas com apoios para os pés destacáveis.
É essencial conhecer as vantagens e desvantagens de cada dispositivo de mobilidade para entender como melhor apoiar seus entes queridos. Aqui estão as diferenças entre andadores e andarilhos e como os usuários podem se beneficiar de cada tipo de auxiliar de mobilidade.
O que é um andador?
Um andador tem duas rodas dianteiras e dois patins traseiros que permitem apoiar o usuário a cada passo sem levantar. Por outro lado, os andadores tradicionais sem rodas e sem deslizamento exigem levantamento a cada passo e podem ser um desafio para usuários que já são frágeis ou que não têm estabilidade e equilíbrio. Um andador será, portanto, mais eficaz em fornecer suporte consistente, pois o usuário pode se concentrar em caminhar sem levantar.
Quais são os benefícios de um andador?
Existem várias razões para usar um andador para pacientes com problemas de mobilidade. Aqui estão alguns dos principais benefícios de usar um andador.
Caminhadas mais seguras e mais longas
Os andadores forneceram suporte para caminhar para que os usuários se sintam seguros quando se movimentam, seja em ambientes internos ou externos. Com o suporte adicional, os usuários podem percorrer distâncias maiores sem se preocupar e também ajudam a melhorar a força muscular e o equilíbrio. Com o tempo, caminhar com a ajuda de um andador vai estimular os usuários a manterem sua mobilidade e ajudá-los a se manterem ativos.
Conveniência
Os andadores vêm com bolsas convenientes que podem ser usadas para manter pertences úteis perto de você. Ao mesmo tempo, os andadores podem ser facilmente dobrados quando necessário, para que possam ser mantidos de lado quando não estiverem em uso ou facilmente colocados no porta-malas do carro para viagens ou transporte.
O que é um andador?
Os andadores são auxiliares de mobilidade com duas mãos, semelhantes aos andadores, mas com quatro rodas, freios de mão e um assento. Eles são projetados para usuários que são mais móveis, pois precisam de controle manual para ativar os freios quando necessário, e os usuários precisam ser móveis o suficiente para se virar para se sentar quando quiserem descansar.
Quais são os benefícios de um andador?
Há muitas vantagens em usar um andador e é útil para pacientes com problemas menores de mobilidade. Aqui estão alguns dos principais benefícios de usar um andador.
Freios de mão fáceis de usar
Os andadores vêm instalados com freios de mão que exigem um leve aperto na alça para aplicar os freios rapidamente, ajudando os usuários a controlar a velocidade de sua caminhada e garantir sua segurança em declives. Antes de se sentar para descansar, os usuários também precisam ativar o freio de estacionamento para travar as rodas com segurança.
Descanse a qualquer hora
Os andadores vêm com um assento conveniente que permite ao usuário descansar se precisar antes de continuar a caminhada. Esse também é um recurso importante que incentiva os usuários a percorrer distâncias maiores para maximizar sua mobilidade. Com o tempo, os usuários podem ganhar confiança e força muscular para caminhar longas distâncias com facilidade.