fbpx

A pesquisa mostra que o indivíduo em média em cadeira de rodas gasta aproximadamente 9 horas por dia em uma cadeira de rodas. Isso é uma quantidade significativa de tempo.

Isso move sua cadeira de rodas para fora do departamento de “auxílio à mobilidade” – e para o departamento de “extensão de si mesmo”. Porque com tanto tempo passado em uma cadeira de rodas, realmente não é uma coisa, não é? Na verdade, pode ser considerado uma extensão de sua própria fisicalidade. Impactando sua autoconfiança, autoestima e independência.

Segue-se, portanto, que você gostaria e deveria querer cuidar de sua cadeira. Garantindo que dure, seja confortável, seguro e confiável.

Tal como acontece com muitas coisas, a manutenção constante é fundamental. Na verdade, cuidar da sua cadeira é como cuidar de você. Não apenas para aumentar a longevidade do seu investimento, mas também para reduzir o risco de problemas futuros, que podem resultar em contas de reparo caras.

No entanto, assim como nossos corpos, certas partes da cadeira de rodas são mais vulneráveis ​​a danos e/ou mais sujeitas a desgaste do que outras.

Aqui estão algumas dicas sobre a melhor forma de manter sua cadeira de rodas.

1. Poeira

O simples fato é que a maioria das superfícies está suja. Este pó e sujidade acumulam-se na sua cadeira de rodas, quer esteja a ser utilizada ou não. Portanto, é recomendável limpar diariamente a cadeira com um pano úmido, evitando o acúmulo de poeira e sujeira que agravam o desgaste normal.

O ideal é usar um pano macio nas partes metálicas e no assento, e um pano de prato comum nas rodas.

Você pode lavar o estofamento com água e sabão pelo menos uma vez por mês, usando um detergente neutro para manchas.

Esta inspeção de perto e pessoal também lhe dá a oportunidade perfeita para inspecionar alguns outros sinais vitais. Verifique se há rachaduras ou quebras na estrutura, a integridade de suas peças móveis – e o aperto de seus parafusos e porcas.

Os parafusos e pernos devem ser verificados mensalmente. O uso constante, especialmente em terrenos irregulares, pode desaparafusar essas peças.

2. Desgaste dos pneus

Fique de olho em suas rodas, especialmente se você atravessar regularmente superfícies ásperas ou irregulares. Você precisa fazer uma anotação mental para verificar semanalmente os pneus e a pressão dos pneus, para garantir que não estejam gastos, rachados, vazios ou perfurados.

A pressão dos pneus deve ser verificada diariamente. Pneus de baixa pressão significam que o resto do seu corpo tem que compensar, pois você suporta fisicamente o fardo da tensão de mover sua cadeira para frente. Os pneus de alta pressão estão sujeitos a ruptura ou desgaste desigual. Ao comprar sua cadeira, não deixe de perguntar sobre a pressão ideal dos pneus de acordo com o seu peso. A pressão dos pneus pode então ser mantida com um simples medidor de pressão de bicicleta e uma bomba.

3. Lubrificação

A lubrificação é a chave para a facilidade de uso e longevidade de sua cadeira. Uma cadeira de rodas é projetada para o movimento. Isso significa que as partes móveis precisam ser lubrificadas. Você deve lubrificar regularmente o eixo de suas rodas. E aplique um spray lubrificante de silicone para todos os fins em todas as suas partes móveis, garantindo o giro, rotação e dobra livremente.

4. Freios

Paradas ou freadas inseguras ​​resultam em lesões. É simples assim. Lembre-se de que a eficiência do freio é afetada pelo alinhamento incorreto das rodas, baixa pressão dos pneus e condições climáticas.

É provável que você detecte possíveis problemas com o uso diário, mas, ainda assim, é recomendável que você verifique intencionalmente os freios semanalmente quanto a desgaste – e substitua-os se notar algum problema. É imperativo que seus freios sejam mantidos em ótimas condições de funcionamento.

5. Estofados

Tudo se desgasta com o uso. Com o tempo, rachaduras ou rasgos podem aparecer nas dobras do tecido. Isso precisa ser verificado e mantido. Sua cadeira (ou almofada do assento) deve fornecer o acolchoamento e o suporte de que você precisa. Suporte inadequado, desconforto ou acolchoamento podem resultar em úlceras de pressão.

Onde alugar cadeira de rodas no RJ

A Medfort oferece uma série de equipamentos ortopédicos para alugar no Rio de Janeiro. São diversos modelos de cadeiras de rodas para aluguel, além de outras opções. Cadeira de rodas para alugar no Rio de Janeiro.

Atendemos na capital do Estado do Rio de Janeiro. Realizamos a entrega e retirada do equipamento.

Checklist

VERIFICAÇÕES DIÁRIAS

  • Limpe sua cadeira com um pano úmido diariamente.
  • Verifique se há rachaduras ou quebras na estrutura, a integridade de suas peças móveis – e o aperto de seus parafusos e porcas enquanto você faz sua limpeza diária de perto e pessoal.
  • Verifique a pressão dos pneus

VERIFICAÇÕES SEMANAL:

  • Verifique os pneus e a pressão dos pneus para garantir que não estão gastos, partidos, vazios ou perfurados.
  • Verifique se os freios estão desgastados.

VERIFICAÇÕES MENSAIS:

  • Limpe o estofamento, o encosto e a almofada com água e sabão pelo menos uma vez por mês, usando um detergente neutro para manchas.
  • Verifique o estado dos freios, do encosto e de todas as partes móveis.
  • Verifique se os parafusos e porcas estão bem apertados

A CADA 2 MESES:

  • Lubrifique o eixo das rodas.
  • Aplique um spray lubrificante de silicone para todos os fins em todas as suas partes móveis, garantindo o giro, articulação e dobra livremente.

A CADA 3-4 MESES:

  • Faça uma inspeção mais detalhada dos mecanismos de liberação rápida, do sistema anti-queda, do apoio para os pés e do estofamento.

ANUAL:

  • Levar no serviço de manutenção para revisão.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com