fbpx

Não importa qual seja o seu problema de saúde específico, se a deficiência estiver à sua frente por um longo ou curto período de tempo, você deve definitivamente considerar qual auxílio para caminhar é a melhor alternativa para você. 

Hoje em dia, as últimas inovações e progressos médicos nos oferecem muitos modelos e produtos a serem considerados. Basicamente, os auxiliares de caminhada mais populares hoje em dia são cadeiras de rodas, bengalas e muletas.

Por que bengala e muletas são completamente diferentes de uma cadeira de rodas?

Basicamente, a bengala e o par de muletas geralmente vêm juntos em ambos: a prescrição médica e a mente do paciente sobre como continuar sua vida normal. De fato, a cadeira de rodas parece ser a alternativa mais conveniente e menos estressante para se locomover, mas tem menos pontos de contato quando à bengala e muletas quando se trata de condições médicas semelhantes.

Diferenças

A cadeira de rodas é mais uma ideia para um uso duradouro ou mesmo vitalício. Também é recomendado para pessoas sem deficiência, mas com dor intensa temporária ou mesmo sem necessidade de movimentos bruscos ou caminhadas (desde que as pernas não sejam lesionadas).

Entretanto, muletas e bengalas sempre foram prescritas após ou durante a recuperação de um trauma envolvendo a perna. Pode ser uma cirurgia séria ou apenas uma perna quebrada, tornozelo e etc.

Bengalas e muletas, no entanto, são muito diferentes quando se trata das necessidades especiais de cada paciente e seu nível de deficiência.

A intervenção específica e o nível de deficiência podem resultar em apenas um dos dois auxílios para deficiência adequados para uso. Entretanto, há muitos casos em que uma bengala é ideal assim como as muletas. Em todos os casos, o conselho do médico é o principal que você deve considerar ao ir à loja de equipamentos de mobilidade. No entanto, quando há uma opção de escolha e é você quem toma a decisão final, o dilema é quase garantido.

E aqui está o tema quente do nosso material de hoje – o que é melhor escolher: bengala ou muletas? Tentaríamos responder a essa pergunta independentemente do fato de que o histórico médico individual geralmente é a chave para sua resposta pessoal.

Alugar muleta no RJ

Quais são os principais benefícios do uso de muletas?

É difícil nomeá-los todos, e é por isso que gostaríamos de lhe dar uma lista de vantagens que são basicamente padrão para todos os casos médicos. Descubra os contras mais comuns por trás das muletas tradicionais hoje em dia:

Confortável

São extremamente confortáveis de serem usados. Além disso, alguns especialistas afirmam que uma cadeira de rodas pode não ser tão conveniente em um aspecto emocional quanto as muletas.

Prevenção de dano do nervo axilar

A prevenção de danos ao nervo axilar ou paralisia do nervo axilar é garantida se você usar muletas no antebraço. Por outro lado, ao usar muletas nas axilas, você corre menos risco de irritar a pele ao caminhar por muito tempo.

Estabilidade

Enquanto isso, todos os tipos de muleta são super estáveis quando você tem que passar por algumas superfícies irregulares. Em muitos casos, essa estabilidade não é possível se você tiver apenas sua bengala consigo.

A posição correta do corpo

Usar muletas não apenas lhe dá a capacidade de andar quando está em modo de recuperação, mas também pode melhorar sua postura temporária. Em todos os casos e mesmo que você não tenha problemas com sua postura, é mais fácil manter a posição correta do corpo com muletas do que com a bengala.

Quais são os principais benefícios de usar uma bengala?

Por outro lado, nem pense que usar bengala é tudo, mas não é confortável. Existem muitos casos em que uma bengala pode ser mais segura e duas vezes mais conveniente do que pendurar em seu grande par de muletas. Falando nisso, você também deve considerar os principais benefícios de usar uma bengala em vez de muletas:

Sem problemas de armazenamento

Não há dúvida de que a questão do armazenamento é algo com o qual você se preocupará em todos os casos: se você optar por muletas nas axilas ou nos antebraços, inclusive se preferir a cadeira de rodas mais rápida (incluindo andarilho). Você pode literalmente colocar onde quiser e ao seu lado a bengala.

Sem risco de entorse de tornozelo ou joelho

Se você preferir usar uma bengala, certamente evitará o risco de entorse de tornozelo ou joelho. Existem estatísticas que em 65% da aplicação errada e uso de muletas leva a tal efeito colateral. Não há possibilidade de tê-lo se você já comprou uma bengala.

Suporta o corpo inteiro

Os ortopedistas, por sua vez, afirmam que, se você deseja receber o apoio total do corpo e sua dor não é tão intensa ao dar passos, é melhor escolher a bengala em vez de muletas ou andador. O andador pode causar atrofia muscular, enquanto as muletas podem até aumentar a dor se você estiver sofrendo por excesso de peso.

Subir e descer escadas com a bengala é mais fácil

Subir e descer escadas com a bengala é 100% mais fácil do que fazer essa tarefa comum com as muletas. Existem muitas consequências negativas de subir as escadas no primeiro dia de muletas. A possibilidade de se machucar em uma bengala ao subir escadas é muito pequena.

Existem casos em que a bengala ou as muletas são 100% recomendadas medicamente?

De fato, existem tais casos. Os avanços atuais da medicina devem-se basicamente não apenas às inovações mais recentes na área, mas principalmente à disponibilidade de experimentos e estudos que ocorrem em todas as áreas. Existem muitos estudos desse tipo que mostram o que é melhor escolher – a bengala ou as muletas.

Especialistas médicos afirmam que a bengala é 100% melhor em dois casos:

  1. Quando o paciente é idoso. Nesse caso, não é nada bom usar muletas.
  2. O segundo caso é quando a lesão é muito leve e não lhe custa tanta dor. Normalmente, a duração da recuperação não dura mais de meio ano.

Especialistas médicos também acreditam que há casos em que as muletas são necessárias e a bengala não é a melhor

  • No caso de cirurgia de perna e excesso de peso, não é permitido usar bengala.
  • As muletas são absolutamente importantes se houver mais de uma intervenção (inclusive nos casos em que uma das pernas está saudável, mas há algum dano nas costelas ou desconforto nas mãos).
  • As muletas são melhores para uma recuperação duradoura, bem como para crianças.

Comparando os contras de usar uma bengala ou uma muleta?

Tudo bem conhecer as vantagens de cada auxiliar de mobilidade. Porém, além destes, também é obrigatório conhecer os contras por trás da bengala ou muletas. Vamos fazer uma rápida comparação para acabar com esse dilema: qual escolher, a bengala ou as muletas:

  1. A maioria das bengalas padrão de hoje simplesmente não consegue ficar equilibrada e apoiá-lo da melhor maneira em superfícies irregulares.
  2. As muletas são muito difíceis de se acostumar com elas. Não há dúvida de que os primeiros dias são pesadelos totais para o paciente, principalmente se for incomodado por fortes dores.
  3. Cada 2 em cada 5 usuários de bengala escorregaram, enquanto é muito raro que os usuários de muletas escorreguem se estiverem acostumados com a prática correta.
  4. As muletas vêm com muitos extras adicionais para adicionar e, em muitos casos, são obrigatórias, mas compradas separadamente. Eventualmente, a bengala se torna mais barata que as muletas, embora quase semelhante às muletas quanto à conveniência.

Conclusão

Agora, cabe a você decidir qual usar: a bengala ou as muletas. A situação ideal é ser aconselhado pelo seu terapeuta e se tiver algum direito de selecionar o que quiser, teste ambos os auxiliares de mobilidade. Cada caso e trauma é individual e, às vezes, a bengala mais conveniente é pior do que o pior modelo de muletas. E vice versa! Confira as opções em nossa empresa de locação de equipamentos ortopédicos no Rio de Janeiro.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com