fbpx

Pode ser desanimador — até mesmo frustrante — quando um pai idoso recusa ajuda. No entanto, a menos que seu pai ou sua mãe esteja em grave perigo físico, é importante ir devagar e colocar seu relacionamento com seus pais em primeiro lugar. Se você está começando a perceber que seus pais idosos precisam de ajuda, mas eles se recusam a aceitá-la, entender o ponto de vista deles e tentar várias estratégias diferentes pode ajudar.

Conheça os sinais de que seu familiar realmente precisa de ajuda

Pais idosos geralmente não precisam de muita ajuda no início, e é contraproducente oferecer muita ajuda antes que ela seja realmente necessária. Eles ainda podem ser ativos em sua comunidade, trabalhando e contribuindo para as causas com as quais se importam. No entanto, se você vir um ou mais desses sinais, saberá que é hora de oferecer ou sugerir pelo menos um leve nível de assistência para a segurança de seus pais idosos:

  • Perda de peso. Isso pode ser um sinal de maus hábitos alimentares, o início de uma condição médica grave ou depressão.
  • Perda de memória. Isso pode ser um sinal do início da demência.
  • Perder coisas. Isso também pode ser um sinal de demência ou perda de memória.
  • Tropeços e quedas. Isso pode indicar fraqueza muscular, perda óssea, perda de visão, deficiências de vitaminas, problemas de equilíbrio ou um ambiente inseguro.
  • Má higiene pessoal. Isso pode indicar esquecimento, solidão, depressão ou necessidade de maior envolvimento da comunidade.
  • Casa descuidada. Isso pode indicar esquecimento, declínio da condição física ou depressão.
  • Armário de remédios bagunçado, remédios vencidos. Isso geralmente acompanha a falta de limpeza e limpeza em geral, mas pode indicar que seu pai idoso não está tomando os medicamentos prescritos ou pode acidentalmente tomar o errado.
  • Contas não pagas. Isso pode indicar esquecimento, má gestão financeira ou renda insuficiente.
  • Fadiga inexplicável. Isso pode ser um sinal de uma condição de saúde ou depressão.
  • Infecções frequentes. Isso pode indicar deficiências nutricionais, falta de higiene, falta de exercícios e padrões de sono, ou que seu pai está se sentindo mal.
  • Emoções negativas. Um pai idoso pode expressar mais emoções negativas após a morte de um cônjuge, se se sentir sozinho ou se sentir frustrado por não poder fazer coisas que costumava fazer sozinho. Se não forem controladas, as emoções negativas podem levar a problemas de saúde, segurança e bem-estar.

Comece pequeno ao ajudar

Depois de ver uma bandeira vermelha (ou várias bandeiras vermelhas), é importante começar pequeno. É improvável que um pai idoso aceite a sugestão de se mudar para uma casa de repouso depois de viver de forma independente por toda a vida adulta. No entanto, ele ou ela pode aceitar a ideia de instalar uma barra de apoio ou elevador de escada ou pedir a um vizinho que ligue algumas vezes por semana – nem que seja apenas para sua tranquilidade.

Mantenha o foco na segurança

Muitas vezes, os familiares fazem questão de manter os pais idosos atualizados, mas pensem no que é realmente necessário e mantenham o foco nisso. Se seus pais idosos se recusam a participar de uma aula de Zumba ou não querem aprender a usar o iPad mais recente, provavelmente isso não é grande coisa. Concentre suas conversas em coisas realmente essenciais – como fazer compras, jardinagem e tarefas domésticas – para eliminar pontos de atrito desnecessários e aumentar a probabilidade de aceitação.

Procure entender seus medos e motivações

Por que seus pais idosos recusam ajuda? Compreender as preocupações, valores e prioridades de seus pais pode ajudar a direcionar sua pesquisa e sugerir soluções que eles provavelmente aceitarão.

  • Eles estão com medo de perder sua casa? Considere modificações domésticas para envelhecer no local, em vez de transferir seus pais para uma instalação de vida assistida.
  • Eles se sentem constrangidos por alguém ajudar com sua higiene pessoal? Assegure a seus pais que eles nunca terão que aceitar um cuidador com quem não se sintam confortáveis.
  • Eles estão preocupados com o custo? Analise as opções de financiamento e escolha soluções que caibam no seu orçamento e no de seus pais.

Deixe-os saber como seu comportamento afeta os outros

Às vezes, os pais idosos não fazem mudanças por si mesmos, mas pelo bem de seus filhos ou netos adultos. Se você está preocupado que eles vão cair ou a casa bagunçada de seus pais está colocando seus netos em perigo quando eles visitam, deixe-os saber. Pode ser a motivação de que precisam para aceitar alguma ajuda doméstica leve, obter um dispositivo de mobilidade para idosos ou consultar um médico.

Envolva outras pessoas

Se seus pais não o ouvirem, um terceiro neutro pode ajudar um pai idoso a ver que é hora de aceitar alguma forma de assistência. Quer se trate de um vizinho, amigo, gerente de cuidados geriátricos, médico ou figura religiosa, ouvir de alguém que não seja seu filho adulto que há preocupações reais sobre sua segurança pode motivá-los a considerar uma modificação doméstica, assistente de atendimento domiciliar ou mobilidade ajuda.

Locação de equipamentos

No caso da necessidade de equipamentos ortopédicos, não opte por comprar logo de início. A locação de equipamentos ortopédicos normalmente tem mais vantagens, especialmente quando não temos certeza da necessidade dos equipamentos ou qual vai permitir uma adaptação melhor.

Rio de Janeiro

A Medfort oferece serviço de locação para todas as cidades do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco para saber como funciona o aluguel de equipamentos ortopédicos.

Se mantenha positivo

Embora sua principal preocupação possa ser a segurança, pode ajudar a se concentrar nos aspectos positivos. Por exemplo, uma comunidade de idosos ou centro para idosos pode ser um ótimo lugar para fazer novos amigos e se envolver em um hobby como jardinagem ou tênis. Um dispositivo de mobilidade pode tornar mais fácil para seus pais sairem com os netos. À medida que seus pais percebem os ganhos potenciais, eles podem acabar aparecendo.

Respeite sua autonomia para tomar decisões

Se, depois de tentar de tudo, seus pais idosos recusarem ajuda, lembre-se de que a vida é deles e eles podem tomar suas próprias decisões, mesmo as ruins. A menos que seu pai ou pais não sejam mais capazes de tomar decisões sensatas e você ou um irmão seja nomeado seu tutor legal, ninguém pode tomar a decisão de forçá-los a sair de casa. 

Em vez de tentar convencer seus pais a se mudarem para os cuidados assistidos, continue visitando e ligando sempre que puder, busque estratégias de envelhecimento no local, como modificações na casa, e simplesmente aproveite o tempo com eles. É tão importante para a saúde mental de seus pais se sentirem felizes e respeitados quanto para eles se lembrarem de trocar de camisa.

Esteja pronto para intervir, se necessário

Se o seu pai ainda está sã, mas se recusa a viver com assistência e teve uma queda grave em casa, esteja pronto para providenciar transporte médico e tratamento imediatamente. Depois que eles estiverem estabilizados, você pode usar esse “momento de aprendizado” para explicar gentilmente – sem raiva ou incriminação – por que aceitar algum nível de assistência pode ser uma boa ideia.

Estabelecer Tutela Legal

Se a saúde de seus pais piorar a ponto de eles não poderem tomar decisões sensatas, alguém precisará ser designado como tutor legal de seus pais. Embora seja preferível ter a conversa muito antes de a demência se instalar, pode ser necessário solicitar uma procuração médica para seus pais idosos, momento em que você pode providenciar um nível adequado de atendimento.

Mantenha o relacionamento em primeiro lugar

Ao ajudar pais idosos, pode ser difícil ver o declínio – especialmente com pais idosos que recusam ajuda. No entanto, até que seus pais aceitem os cuidados, você pode tornar a casa deles mais segura com auxílios para mobilidade, visitar e ligar o máximo que puder e avançar para uma solução de compromisso, como uma visita semanal de um profissional de assistência domiciliar. 

O principal para um idoso é estar o mais seguro possível, sentir-se respeitado e aproveitar o tempo que passa com você. Quando seus pais idosos sabem que têm uma família e uma comunidade que se preocupam com eles, eles podem ficar mais abertos para aceitar ajuda e cuidar melhor de si mesmos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com