fbpx

Então, você precisa comprar uma cadeira de rodas. Mas qual deles? Como você escolhe? Por onde você começa? Com tantas cadeiras de rodas no mercado, pode ser intimidante tentar escolher a certa, especialmente se você nunca comprou uma cadeira de rodas antes. É um grande investimento, que afeta seu estilo de vida, mobilidade, independência e saúde. Mas, não precisa ser tão complicado quanto você pensa.

Lembre-se: a melhor cadeira de rodas é aquela que atende às suas necessidades, cabe no seu orçamento e se integra bem à sua vida diária. Então, vamos decompô-lo.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

1. Quanto tempo você passará na cadeira?

Você só vai usar a cadeira de rodas ocasionalmente? Ou será seu principal dispositivo de mobilidade diária?

2. Como você usará a cadeira?

Alguns usuários precisam de cadeiras de rodas apenas para casa, enquanto outros gostam de explorar. Algumas cadeiras de rodas dobram-se para facilitar a viagem. Alguns não.

Essas perguntas são importantes, pois ajudarão a esclarecer seu pensamento e refinar sua escolha.
E lembre-se, você não precisa escolher sozinho, isoladamente, há especialistas disponíveis para ajudá-lo a escolher a melhor cadeira de rodas para você e suas necessidades.

A melhor cadeira de rodas é aquela que atende às suas necessidades, cabe no seu orçamento e se integra bem à sua vida diária.

Alugar ou comprar

Quando é melhor alugar uma cadeira de rodas:

  • Quando você tem uma lesão ou condição de curto prazo de recuperação.
  • Você acabou de sair do hospital e não sabe o futuro breve.
  • Você está em viagem.
  • Você vai usar uma cadeira de rodas por um tempo maior ou definitivo mas não sabe qual cadeira escolher.
  • Você não tem dinheiro suficiente para comprar agora.
  • Você não quer gastar tempo e dinheiro com manutenção.

Quando é melhor comprar uma cadeira de rodas:

  • Quando você já sabe exatamente qual cadeira de rodas deseja.
  • Quando você vai usar a cadeira de forma longa ou definitiva.
  • Você possui recursos para a compra.
  • Você já está seguro para cuidar da manutenção da cadeira de rodas.

A Medfort é uma tradicional empresa de aluguel de equipamentos ortopédicos no Rio de Janeiro a quase 15 anos.

Escolher cadeira de rodas

Que tipo de cadeira de rodas você precisa?

As cadeiras de rodas vêm em tipos de modelos determinados pela idade e situação dos usuários. Quer sejam para crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência ou cadeirantes de curta duração.

Sexo, peso corporal e altura também são parâmetros cruciais a serem considerados, refinando suas escolhas para trabalhos estreitos, padrão, pesados ​​e superpesados.

Considerações cruciais para escolher a cadeira de rodas mais adequada para voce:

1. Tamanho da cadeira de rodas

escolher uma cadeira de rodas

Uma das principais considerações é o tamanho da cadeira de rodas. Ou mais especificamente o tamanho do assento. O assento da cadeira de rodas determina o layout, o tamanho da roda e outros recursos secundários do dispositivo. As larguras dos assentos geralmente variam de 40 a 55 centímetros, com uma largura média de cerca de 45 cm.

O tamanho do assento determina o tamanho geral da cadeira de rodas, o que afeta a facilidade de navegar por portas, corredores e outros espaços apertados.

O tamanho também afeta o raio de giro da cadeira de rodas, que determina o quão firme a cadeira pode fazer uma volta de 180 graus. Uma consideração importante se você estiver em casa ou no escritório.

2. Profundidade do Assento

Outra consideração é a profundidade do assento. A profundidade do assento é a distância da parte de trás do assento até a borda frontal e deve ser medida quando o usuário está sentado ereto. A profundidade do assento determina o conforto geral e o uso

3. Conforto

Cadeiras de rodas vêm com variações significativas em suas rodas, amortecedores, amortecimento do assento, etc. Essas variáveis ​​são amplamente determinadas pelas demandas do estilo de vida, peso, requisitos de mobilidade e assim – mas todas elas afetam o conforto. 

O conforto é uma das considerações mais cruciais e abrangentes ao escolher uma cadeira.

4. Peso

Seu tamanho e peso. Como regra geral, o assento deve ser entre 2 e 4 cm mais largo que o quadril do ocupante.

Peso da cadeira. O material de que é feita a cadeira de rodas também é um fator a ter em conta. As cadeiras de rodas são feitas principalmente com quatro materiais:

  • Aço – Cadeiras de rodas mais pesadas, mas também mais robustas e resistentes.
  • Alumínio – Cadeiras de rodas leves e fáceis de transportar.
  • Titânio – Cadeiras de rodas mais leves.
  • Fibra de carbono – material ultraleve

O que você precisará dependerá de sua resposta às seguintes perguntas: Você será automotor ou assistido? Ficar dentro de um espaço confinado ou fora de casa? Esses fatores afetam diretamente sua decisão de peso.

5. Requisitos de mobilidade

Sua mobilidade e seus requisitos de mobilidade também afetam diretamente sua escolha de cadeira. Por exemplo, seu grau de autonomia influencia qual tipo de cadeira de rodas manual seria mais adequada.

As cadeiras autopropelidas possuem rodas traseiras maiores e são destinadas a pessoas com alto grau de independência, enquanto as cadeiras de rodas não autopropelidas são mais estreitas, possuem rodas traseiras menores para serem empurradas por outra pessoa.

6. Requisitos do terreno

Não é a mesma coisa comprar uma cadeira de rodas para uso externo ou interno. O tipo de superfície sobre a qual a cadeira de rodas terá de ser movida é uma consideração importante, afetando diretamente a escolha do tipo e tamanho da roda, escolha do quadro, suspensão e assento.

7. Restrições

Ao lidar com idosos ou pacientes paralisados ​​que não têm controle total sobre seus corpos, é importante garantir que suas cadeiras de rodas estejam equipadas com cintas de retenção fortes, duráveis ​​e seguras.

8. Estilo de vida

O mais conveniente é procurar uma cadeira que se dobre sem ferramentas e que ocupe pouco espaço. Se vai usá-lo para a prática de desporto e lazer, quanto mais leve melhor, e se tiver de aceder a espaços apertados procure um com apoios de pés rebatíveis.

Escolhendo um quadro rígido ou dobrável. O chassi das cadeiras com estrutura rígida é muito mais leve, pois carece de juntas e dobradiças. As cadeiras dobráveis, por outro lado, são mais fáceis de transportar, mas a utilização de energia é menor

Perguntas comuns

Quais são as cadeiras de rodas mais fáceis de empurrar?

Por serem projetadas para suportar o peso do usuário uniformemente, a maioria das cadeiras de rodas é muito fácil de empurrar. Mas os dois tipos de cadeira de rodas mais fáceis de empurrar são as cadeiras de transporte e as cadeiras de rodas de viagem. Esses estilos de cadeira de rodas são projetados especificamente para serem empurrados por um acompanhante e ambos contam com uma estrutura leve, construção simples e assento estreito para facilitar a manobra durante o empurrão.

Qual é a melhor cadeira de rodas para idosos?

A melhor cadeira de rodas para idosos é aquela que é leve, fácil de usar e fácil de dobrar e transportar. As cadeiras de rodas que atendem a esses requisitos permitem que os usuários idosos mantenham sua independência e aumentem sua mobilidade sem exigir a ajuda de outras pessoas.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com