Você está curioso para saber quais problemas de saúde não recebem atenção suficiente atualmente? A segurança de cadeiras de rodas para idosos é um dos principais candidatos. Existe uma pesquisa que mostra que mais da metade de todos os usuários de cadeiras de rodas sofrerá um acidente dentro de três anos, principalmente devido a tombos e quedas.
Essas não são grandes chances. Mas, aqui está a boa notícia; a maioria dos acidentes com cadeiras de rodas pode ser evitada. Se você reservar um tempo para aprender sobre as diretrizes de segurança da cadeira de rodas, poderá diminuir significativamente o risco de lesões SEM comprometer sua independência.
Vamos examinar mais de perto algumas dicas de segurança para cadeiras de rodas que o manterão em movimento e livre de lesões este ano.
Onde alugar cadeira de rodas no RJ
A Medfort oferece uma série de equipamentos ortopédicos para alugar no Rio de Janeiro. São diversos modelos de cadeiras de rodas para aluguel, além de outras opções. Cadeira de rodas para alugar no Rio de Janeiro.
Atendemos na capital do Estado do Rio de Janeiro. Realizamos a entrega e retirada do equipamento.
Cadeira de rodas manual x cadeira de rodas elétrica: qual a diferença?
Sua primeira decisão quando se trata de cadeiras de rodas é determinar se você deseja um modelo manual ou elétrico.
Uma cadeira de rodas manual se move apenas com esforço físico. Na maioria dos casos, você empurrará as rodas ao longo do aro ou precisará da ajuda de alguém para se movimentar. Essas cadeiras tendem a ser fáceis de transportar, pois podem ser dobradas e colocadas em carros sem problemas.
Em contraste, toda cadeira de rodas elétrica tem um motor que a alimenta. Você não precisará contar com sua força ou outra ajuda para se movimentar. No entanto, você estará lidando com uma cadeira mais volumosa com muitas partes móveis que podem causar problemas se quebrar ou ficar sem energia.
Prós e contras das cadeiras de rodas manuais
Para aqueles que têm função suficiente na parte superior do corpo para impulsionar um, as cadeiras de rodas manuais são uma escolha inteligente. Eles se movem apenas pela força humana, e seu design simples significa que você raramente precisará lidar com reparos.
Leve, de baixa manutenção e econômica, há muito o que gostar nas cadeiras de rodas manuais. No entanto, eles são melhores se você planeja usar uma cadeira de rodas apenas ocasionalmente, pois corre o risco de usar demais os músculos do braço e se machucar.
Da mesma forma, as cadeiras de rodas manuais requerem alguma manutenção. Você precisará manter os pneus cheios e a maioria dos modelos não foi projetada para suportar o uso pesado.
Você pode facilitar a movimentação em uma cadeira de rodas manual mantendo uma boa postura e praticando exercícios para a parte superior do corpo para idosos. Manter sua cadeira em boas condições serve a um duplo propósito, pois garante que você não esteja lutando contra pneus furados ou um quadro desalinhado.
Prós e contras das cadeiras de rodas elétricas
Cadeiras de rodas elétricas oferecem mais mobilidade do que suas contrapartes manuais, ajudando você a se mover sem nenhum esforço de sua parte. Estas cadeiras são projetadas para uso diário de longo prazo para aqueles que lutam para se locomover de outra forma.
A cadeira de rodas elétrica certa pode aumentar drasticamente a sua independência, tornando possível mover-se sem esforço. Muitos também permitem que você mude de posição para reduzir a fadiga e evitar dores nos pontos de pressão. A maioria é controlada com um joystick e funciona com uma bateria recarregável. Alguns até permitem alternar entre tração traseira e tração nas quatro rodas.
Isso não quer dizer que as cadeiras de rodas elétricas sejam adequadas para todos. Eles custam mais do que os modelos manuais e exigem mais manutenção. A maioria é volumosa e difícil de transportar, e nem sempre é projetada para ser empurrada por um cuidador. Você também estará sem sorte se o motor ou outro componente elétrico quebrar até que você possa consertá-lo.
Dicas de segurança para cadeiras de rodas para idosos
Quer você escolha um estilo manual ou elétrico, aprender a usar uma cadeira de rodas corretamente é a melhor coisa que você pode fazer para se manter seguro. Certifique-se de seguir estas dicas para prevenção de quedas de cadeira de rodas para não se tornar uma estatística.
- Mantenha as sacolas longe das alças:
Por mais convenientes que pareçam, as alças da cadeira de rodas não são um local seguro para sua bolsa, mochila ou outras bolsas, pois afetam o peso da cadeira de rodas e podem fazer você tombar. - Evite a chuva em sua cadeira de rodas elétrica:
Os componentes eletrônicos sensíveis em cadeiras de rodas elétricas não são projetados para serem molhados, então planeje usar a sua ao ar livre somente quando não houver risco de danos causados pela água. - Diga não às crianças pequenas:
Por mais tentador que seja permitir que um neto suba no seu colo, isso não é seguro para nenhum de vocês quando estiver usando uma cadeira de rodas. - Não empurre os móveis para se mover mais rápido:
Muitas pessoas em cadeiras de rodas manuais gostam de empurrar os móveis ou portas com os braços para ganhar impulso. No entanto, essa posição não é estável porque você está deslocando o peso do corpo do centro da cadeira, aumentando a probabilidade de tombar. - Esteja ciente da vibração do rodízio:
Como as pequenas rodas presas à frente da base da cadeira de rodas, os rodízios são essenciais para um movimento suave. A oscilação das rodas ocorre quando elas não estão alinhadas corretamente e fazem com que a cadeira de rodas desvie para o lado em altas velocidades, podendo tombar você. Procure uma inspeção profissional se começar a perceber isso. - Siga o limite de velocidade (cadeira de rodas elétrica):
Embora a maioria das cadeiras de rodas elétricas atinja no máximo cerca de 13 km/h, isso geralmente é mais rápido do que o seguro em muitas situações. Err do lado da cautela e vá devagar. - Tome nota do seu terreno:
Apesar de sua versatilidade, a maioria das cadeiras de rodas não é estável em declives e declives acentuados, meio-fio ou outras superfícies irregulares. Seja cauteloso antes de prosseguir nessas condições e peça ajuda para encontrar uma rota alternativa, se necessário.
Dicas de segurança para cadeiras de rodas para cuidadores
Se você é um cuidador doméstico ou trabalha regularmente com um idoso em cadeira de rodas, precisa se certificar de que sabe como mantê-lo seguro.
Para começar, você deve aprender como realizar as verificações de segurança da cadeira de rodas e fazê-las com frequência. Isso envolve examinar o hardware da cadeira, verificando se a estrutura está em boas condições e se algum parafuso está solto. Você deve monitorar as rodas em busca de sinais de desgaste a cada poucas semanas e substituir os pneus gastos.
Os freios de cadeiras de rodas também precisam de atenção para garantir que estejam em bom estado. Certifique-se de acionar as travas das rodas ao deixar alguém sozinho em sua cadeira, para que não haja risco de movimento inesperado.
Se o seu ente querido tiver mobilidade mínima, pode ser tentador usar absorventes para incontinência na cadeira de rodas. Embora seja conveniente, planeje usá-los apenas ocasionalmente, pois o líquido pode vazar e danificar a almofada da cadeira de rodas.
Da mesma forma, certifique-se de que eles mudem de posição regularmente para evitar fadiga e dor muscular. Levantar os apoios das pernas pode ser útil aqui, assim como incorporar alguns exercícios na cadeira durante o dia.
Como realizar uma transferência segura de cadeira de rodas
Aprender as etapas para transferir com segurança uma pessoa com mobilidade limitada para dentro e para fora de uma cadeira de rodas é essencial para mantê-la segura e minimizar o risco de queda. Você pode seguir estas dicas de segurança para cadeira de rodas para uma transferência de cadeira de rodas bem-sucedida.
- Mova a cadeira de rodas o mais próximo possível de onde o usuário precisa estar.
- Trave as rodas da cadeira de rodas e afaste os apoios de pernas.
- Posicione-se no lado mais forte deles para que eles possam ajudar melhor na transferência. Você pode querer usar um cinto de marcha para estabilidade extra.
- Instrua a pessoa a agarrar os corrimãos da cadeira e faça com que ela se mova para a borda do assento, inclinando-se para a frente e empurrando para cima.
- Mova-se para a frente da cadeira, ajudando o usuário a ficar de pé ou segurando o cinto de segurança, se disponível. Você pode precisar de outra pessoa para ajudar se suas pernas não forem fortes o suficiente para suportar seu peso.
- Ao ficar de pé, gire-os para onde quiserem com pequenos movimentos. Uma vez na posição, ajude-os a sentar-se lentamente.
Siga estas mesmas etapas para transferir alguém de volta para a cadeira de rodas. Certifique-se de travar as rodas antes de começar.
- Cadeira de Rodas com apoio Panturrilha para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas Desmontável Elite para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas para alugar no RJ para obeso
- Cadeira de Rodas Reclinável para alugar no RJ
- Cadeira de rodas para criança para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas Jaguaribe 1009 para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas Alumínio Ortobras para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas com Apoio de Panturrilha para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas Cantu Jaguaribe para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas Agile Jaguaribe para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas Jaguaribe para alugar no RJ
- Cadeira de Rodas K1 Ortobras para alugar no RJ